Grupo Altos Louvores, a história da banda descobridora de talentos da música cristã

Grupo Altos Louvores
Formação do Altos Louvores nos anos 90

O Grupo Altos Louvores é um das mais renomadas bandas dos anos 80 e 90 da música gospel brasileira. Muitos de seus integrantes fizeram sucesso além do grupo, tornando icônica essa banda no cancioneiro cristão do país.

Dentre os nomes de ex-integrantes que fizeram sucesso estão Eyshila, Sérgio Lopes, Lea Mendonça, Marquinhos Gomes, Jozyanne e Lyslane.

Mas apesar do sucesso de muitos de seus integrantes, o Grupo Altos Louvores tem sua história visceralmente ligada a um nome que virou marca na história da música cristã: o músico Edvaldo Novais que partiu para a eternidade no dia 12 de fevereiro de 2010.

A história do Grupo Altos Louvores

O grupo surgiu do I Festival de Música Sacra da Juventude Renovada Batista do Rio, em 1985.


Líder da juventude na Igreja Batista de Copacabana, no Rio de Janeiro, Novais criou o festival para mobilizar jovens de diversas denominações através da música.


O sucesso do festival gerou a coletânea "Meu Grande Eu Sou", que é considerado o primeiro disco do Grupo, apesar de a banda ainda não ter sido lançada até aquele momento. O disco apresentava os melhores grupos e solistas do festival reunidos.


A cantora Lea Mendonça, que participou do festival, disse em entrevista a um podcast que Edvaldo decidiu não parar o projeto com o lançamento da coletânea.

Assim, reuniu os melhores músicos e cantores do festival para a formação do Grupo Altos Louvores.


Era o tempo dos grupos, das grandes bandas, com muitas vozes, como bem marca a tradicional música gospel norte-americana. 


Cantor e baixista Sérgio Lopes

Sérgio Lopes no Grupo Altos Louvores


No ano seguinte, o grupo lançou "Anseios", disco que iniciaria uma sequência de 12 LPs. Neste segundo trabalho (o primeiro do Grupo, de fato), o cantor e baixista Sérgio Lopes juntou-se ao grupo.

Além de excelente cantor e baixista, Lopes era um compositor de mão cheia autor das músicas-tema e/ou de trabalho dos três LPs gravados em sequência: "anseios", "para onde vão as aves" e "entre nós outra vez", talvez o maior sucesso do grupo.

Desde então, o Grupo Altos Louvores passou por várias formações no decorrer de sua carreira. Novais era considerado um descobrir talentos, lançados no cenário da música evangélica nacional e até internacional.

Integraram o Grupo Altos Louvores, nomes como Sérgio Lopes, Eyshila, Marquinhos Gomes, Léa Mendonça, Jozyanne, Lyslane e outros.

Cantores hoje consagrados em carreiras-solo, muitos desses artistas fazem questão de destacar o período de aprendizado no Grupo que era a grande estrela da música gospel brasileira no fim dos anos 80.


Formação dos anos 90 com Marquinhos Gomes

Marquinhos Gomes no Grupo Altos Louvores


Marquinhos Gomes destacou que foi convidada pela cantora Eyshila para fazer um teste com Edvaldo para entrar para a banda.

Reprovado nesta prova inicial, Marquinhos ficou um tempo como roadie do grupo até forçar sua entrada ao revelar numa passagem de som o grande clássico composto por ele: "lágrimas no olhar".

"Essa música só dou se eu gravar!". Essa ousadia foi a chave para a entrada na banda.


Jozyanne no Grupo Altos Louvores


A cantora Jozyanne disse que foi uma grande aventura participar do Grupo aos 17 anos.

Tempo de muitas viagens, a maioria de ônibus e muitos shows, incluindo grandes apresentações, como o famoso show do Maracanãzinho.


Eyshila no Grupo Altos Louvores


A cantora Eyshila também disse que começou muito cedo no Grupo, aos 15 anos.

O Altos Louvores gravaram 16 trabalhos fonográficos, com músicas que encantaram gerações e são ouvidas até hoje, verdadeiros clássicos da música evangélica, como "Brilhante", "Entre Nós Outra Vez", "Para Onde Vão as Aves", "Lágrimas no Olhar" e "Caminhada".

Discografia do Grupo Altos Louvores




1985: Meu Grande Eu Sou

Músicas:

Meu Grande Eu Sou Minha Oração Decisão Plano Divino Jesus Meu Senhor Jesus Graças Te Dou Não Foi Por Acaso Melhor Assim Plenitude




1986: Anseios

Músicas:

01 - Anseios

02 - O Galileu

03 - Seu Amor é Por Nós

04 - Contemplação

05 - Alfa e Ômega

06 - O Mesmo Deus

07 - Caminhada

08 - Paracleto

09 - Agora Posso Crer

10 - Sem Palavras




1988: Para onde vão as aves

Músicas: 

01. Para Onde Vão As Aves

02. Presença

03. Erros & Plano

04. Cante Irmão

05. Encontro

06. Serenata Para Deus

07. Ao Natural

08. Mistérios Cósmicos





1989: Brilhante

Músicas:

01. Entre Nós Outra Vez 02. Diálogo 03. Brilhante 04. Se 05. Amor Sem Fim 06. Alternativa 07. Aspiração 08. Overdose




1990: Poucas palavras

01 Descansar 02 Força e Vigor 03 Preciso Te Dizer 04 Sentimentos 05 Poucas Palavras 06 O Mundo Precisa De Jesus 07 To Worship You 08 Esperança





1991: Meu Querer

1 – Meu Querer (Jorge Guedes)

2 – Segredos (Sérgio Lopes)

3 – Pequeno Ser (Saulo Faustino)

4 – Cristo Pode Dar (Saulo Faustino)

5 – Simplesmente um Plebeu (Edvaldo Novais)

6 – Amar pra Sempre (Edvaldo Novais)

7 – Adorarei (Jorge Guedes)

8 – Existe um Amigo (Saulo Faustino)




1992: A força do Amor

01 - REDENÇÃO
02 - SER FELIZ
03 - VENCEU VENCERÁ
04 - REENCONTRO
05 - O AMOR CONSTRÓI
06 - A FORÇA DO AMOR
07 - ALTOS LOUVORES
08 - ARREPENDIMENTO
09 - AMAR VOCÊ
10 - UMA QUESTÃO DE AMAR



1993: Melhores Momentos

1993: Lágrima no olhar

1994: Confiança



1995: Santo dos Santos

Músicas: 

1 Santo Dos Santos

2 Teu Amor

3 A Volta do Filho

4 Amor Sem Fim

5 Cante Irmão

6 Hora Zero

7 Gesto de Amor

8 Volta Pra Mim

9 Vou Adorar

10 Te Amo



1996: Vencedor



01 - VENCEDOR 02 - ACREDITAR 03 - MARCAS 04 - APENAS SERVOS 05 - VEM CELEBRAR 06 - SANTO LUGAR 07 - NOSSO AMOR 08 - O VERDADEIRO AMOR 09 - É HORA DE VOLTAR 10 - EXALTADO







1998: Expressão de amor

1. Expressão de Amor (Isaac Hernandez e Miguel Gonzales) 2. Mais que Vencedor (Edvaldo Novais) 3. Foi por Amor (Dinho "Banda RA") 4. Pra que Chorar (Edvaldo Novais) 5. Só Jesus (Josimar Santos) 6. Sem Palavras (Léa Mendonça) 7. Quando Eu Canto (Saulo Valle) 8. Você e Eu (Versão: Eyshila) 9. Mudanças (Saulo Valle) 10. Filho Meu (Versão: Edvaldo Novais) 11. Tua Presença (Edvaldo Novais)




2002: Invencível


2005: 20 Anos


2007: Olhos da Fé


2007: Seleção especial