Nova Igreja Batista, 60 anos, uma homenagem ao pastor David Hatcher

Pastor David Htcher vendo o Sonho de Natal, na NIB
Pr. David Hatcher no Um Sonho de Natal. Crédito: Chico Batata

A Nova Igreja Batista completou, no último dia 25 de setembro, 60 anos de atuação em Manaus. 


Conhecida na cidade e também no Brasil como a igreja da Cantata de Natal (Um Sonho de Natal), a Nova Igreja Batista, ou NIB, é muito mais do que uma igreja de espetáculos teatrais. 


Com o lema Firme na Palavra e no Amor, a NIB tem como maior característica o ensino e o trabalho voluntário dos membros em diversos ministérios, o que faz dela uma igreja orgânica, viva.


Muito do que a NIB é hoje deve-se, sem dúvida, ao carisma e à visão do pastor presidente David Hatcher.  


Especialista em educação, pastor David criou um seminário de ensino bíblico com programa diferenciado oferecido a todos os membros. 


O ensino começa alcançando crianças antes mesmo da chamada idade escolar, passa pelos adolescentes, vai aos jovens e até aos adultos, formando quadros para o serviço na igreja e para a multiplicação das igrejas filhas. 


Pequeno recorte histórico


Pastor David é filho do pastor John Hatcher, fundador da NIB, então conhecida como Igreja Batista da Chapada. A igreja é filha da Igreja Tabernáculo Batista. 


Nascido em 1955 e criado em Manaus, David tinha 5 anos quando seu pai fundou a igreja, no bairro Chapada, quando este logradouro em nada parecia ao que é hoje. 


Só para termos uma ideia, a avenida Djalma Batista, que é a principal via de ligação do bairro e uma das principais da cidade, foi construída somente na administração do prefeito Jorge Teixeira (1969-1975)


Na época de sua fundação, o bairro da Chapada era quase uma área rural, com acesso precário.  


David Hatcher viveu a infância na igreja, mas saiu quando seu pai deixou a liderança para seguir a sua vida missionária. 


David foi diretor do Seminário Teológico Batista de Manaus, braço da Igreja Tabernáculo Batista (hoje Nova Tabernáculo Batista), entre 1980 e 1984. 


Em 1984, casou-se com Penélope e trabalhou no pastorado de jovens da Tabernáculo de 1984 a 1994. 


Depois, o casal atuou na reitoria da Lexington Baptist College, em Lexington, Kentucky, entre 1994 e 1996. Desde 1998, pastor David está à frente da Nova Igreja Batista. 


Alguém pode perguntar por que homenagear o pastor David e não os pioneiros da igreja, uma vez que ele está à frente da igreja há um pouco mais de um terço do tempo de vida da instituição. 


A resposta é simples: primeiro, o pastor David é filho do fundador e viveu o início da igreja de forma especial; segundo, nesses 22 anos últimos anos, a NIB experimentou um crescimento e uma mudança radical que a tornou uma das igrejas mais importantes do Brasil e do mundo. 


Como ele gosta de lembrar, pastor David não achava que tinha vocação para o pastoreio, mas foi direcionado por Deus a ocupar o posto trazendo para o pastorado seus conhecimentos e sua prática educacional, com métodos inovadores e muita aplicação prática dos ensinos bíblicos. 


Pastor David foi condecorado, em setembro do ano passado, com a Medalha de Ouro Frederick Orr, concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).





Pr David ensina pelo exemplo


Sabedor de que o exemplo é a maior ferramenta de ensino, pastor David é voluntário na igreja, não recebendo nada pelo seu trabalho na instituição onde doa grande parte da sua vida, sua energia, seu tempo e sua inteligência. 


Sua dedicação ao serviço estimula os membros seguidores a doarem também sua vida para manter ativa uma igreja com aproximadamente doze mil membros. 


A formação diferenciada do quadro de pastores da NIB torna a igreja única no Brasil e no mundo, sem ranços de uma tradicional cultura evangélica que contrasta com o dia a dia da vida no Brasil. 


Isso vai desde as vestimentas, com ninguém usando paletó, roupa social, ou outras do tipo com o objetivo de conceder aos usuários um ar de espiritualidade; até o linguajar, passando fora do conhecido evangeliquês (jargões evangélicos no falar). 


Pregando na NIB Grande Circular, uma das igrejas filhas


Pr David ensina Teologia do Chinelo


Mais uma vez o pastor David dá o exemplo. Ele prega com a mesma roupa com a qual é visto trabalhando no dia a dia e não usa de empostação na voz  ou qualquer outro tipo de estratégia para lhe dar um ar mais espiritual ao se dirigir à congregação no púlpito. 


Não por acaso, chama seu próprio ensino de Teologia do Chinelo. 


A simplicidade do ensino do pastor contrasta com sua formação acadêmica, com PhD em Linguística e Pedagogia pela Universidade do Texas. 


O conceito do chinelo é verdadeiro quando se observa o jeito simples e a humildade do pastor. Mas o pastor rejeita o entendimento sobre o conhecimento bíblico como algo espiritual, distante da realidade do dia a dia das pessoas. 


Por isso mesmo, a pedagogia da NIB é estendida a todos os membros da igreja, dos mais novos aos mais velhos e não apenas ao clero. 


A intenção é que todos fiquem firmes, de fato, na Palavra para, consequentemente, viverem firmes no amor. 


Para isso, os membros são convidados a servirem na igreja onde poderão, de fato, serem moldados para vivenciarem na prática o amor. Essas são as principais características da Nova Igreja Batista.

 

Três livros do Pastor David Hatcher


Pr David ensina através de livros


O pastor David é autor de três livros, mas seus ensinamentos estão presentes em muitas outras publicações da NIB e também nos vídeos com suas mensagens que perenizam a Teologia do Chinelo. 


Seus livros são "Um Com Deus - Um guia para a intimidade espiritual" (1993), "Idade Espiritual" (2013) e "Oito Cilindros do Casamento - Calibrando o seu casamento para o potencial máximo" (2013). 


O livro Um Com Deus é base de um curso oferecido gratuitamente na igreja que ajuda o novo convertido a consolidar a sua vida cristã de forma prática. 


Não por acaso, a praticidade é outra palavra-chave nos ensinos e na mensagem do pastor. 


No curso Um Com Deus, o recém-convertido aprende a reconhecer seu relacionamento com Deus como algo presente no seu dia a dia e não apenas na igreja. 


Um dos frutos do curso, é o método de meditação bíblica adotado por toda a igreja que inclui cinco etapas: o entendimento da passagem bíblica, a memorização da passagem, a apreensão da lição da passagem para a nossa vida, a tomada de decisão prática a partir da compreensão da passagem e, finalmente, a oração de entrega a Deus no final. 


Esse ensinamento sobre a meditação diária ajuda os novos convertidos a estabelecer um relacionamento diário com a Palavra de Deus como um alimento espiritual capaz de reduzir o conflito que muitos crentes vivem quando são alimentados na Palavra apenas um dia na semana. 


A etapa de tomada de decisão na meditação bíblica diária faz com que o cristão faça um compromisso com a prática do ensino de forma que este não seja apenas um conhecimento estéril. 


A etapa da memorização também ajuda na maior intimidade com a Palavra de Deus, uma das bases para tudo que é empreendido na NIB. 


Um Sonho de Natal é parte da estratégia evangelística da igreja


Pr David ensina com um propósito muito bem definido


Pastor David faz questão de sempre explicar o propósito das coisas que são feitas na igreja. Nada é aleatório ou deixa de passar por um rigoroso check-list em sua mente metódica e extremamente observadora. 


Assim, todos os ministérios, todos os cursos, toda a agenda da igreja cumpre o propósito definido para a NIB que a distingue de muitas outras igrejas evangélicas. Como ele gosta de dizer, o DNA da NIB tem 1% de diferença que a distingue das demais igrejas cristãs evangélicas. 


Por isso, a roupa que se usa, as músicas cantadas no culto, o som, a iluminação, os produtos vendidos na cantina, a disposição das salas de aula, a metodologia de ensino, tudo coopera para o propósito. 


Tudo é feito de forma a não atrapalhar a visão em relação ao alvo pretendido que, em resumo, consiste em evangelizar os perdidos e capacitar o povo de Deus a viver uma vida plena em Cisto. 


O espetáculo Um Sonho de Natal e as outras peças apresentadas no calendário anual da NIB são parte da estratégia evangelística da igreja. Da estratégia de utilizar métodos relevantes para levar a mensagem na sociedade atual. 


A meta é desconstruir o preconceito de muitos com as igrejas evangélicas, alcançando as pessoas que, por conta de uma barreira cultural, acabam deixando de ouvir a genuína Palavra de Deus. 


Falar do pastor David Hatcher e da Nova Igreja Batista renderia muitas outras linhas nesta postagem. Elas certamente estarão em novas postagens sobre esse tema tão caro para mim. 


Tenho orgulho de ser membro desta igreja especial. 


Leia mais >>>

Pastor David Hatcher recebe homenagem na Câmara de Manaus

Oficina do Casamento para fazer da sua união uma 'Ferrari'


Para finalizar a postagem de hoje, o pequeno trecho de uma mensagem do pastor, pincelado das redes sociais da igreja, esclarecendo que nos tornamos inimigos declarados de satanás quando entregamos nossa vida ao senhorio de Jesus. 






Para mais conteúdo: Youtube / Facebook / Twitter / Instagram