Exemplo bíblico para os políticos de hoje



Inspirado por um dos personagens mais fantásticos e menos reconhecidos da Bíblia, o livro "Liderança com Propósitos ", do autor Rick Warren, apresenta estratégias interessantes para os líderes de ontem e de hoje conseguirem realizar seus objetivos. Ele apresenta Neemias como um verdadeiros exemplo bíblico para os políticos de hoje 

Quem foi Neemias

Neemias foi líder e governador de Jerusalém no período chamado pós-cativeiro, depois da conquista persa da cidade de Babilônia que possibilitou o retorno de muitos judeus exilados principalmente no Egito durante o domínio babilônico. 

Então copeiro do rei Artaxerxes, Neemias conseguiu autorização real para ir a Jerusalém trabalhar e mobilizar o povo para a reconstrução dos muros da cidade, desolada e com o seu templo destruído. 

Neemias conseguiu não apenas reconstruir os muros em tempo recorde de 52 dias, mas também reavivar os ânimos de seus compatriotas. O povo de Israel estava, na ocasião, tomado por uma perspectiva derrotista após o domínio babilônico e depois persa. 

Liderança e gestão de alta performance

Para conseguir esse feito, o copeiro-governador precisou de muitas habilidade de liderança, de gestão e de inteligência emocional para não deixar-se contaminar pelo cenário desolador de Jerusalém naquele período. 

No livro, o pastor batista e autor do best-seller "Uma Vida com Propósitos" Rick Warren detalha profundamente cada uma das ferramentas de lideranças utilizadas por Neemias. 

A principal delas é a submissão e confiança em Deus, demonstradas por uma atitude de oração constante aliada a sua disposição em agir para alcançar os resultados, incentivando os seus liderados naquilo que cada um tem de melhor a oferecer para o objetivo comum. 

Exemplo bíblico para os políticos de hoje

Neemias valorizou a organização, o planejamento, a honestidade, a justiça e o altruísmo. 

Não por acaso, o personagem é apontado como exemplo de político honesto que soube abrir mão de seus privilégios e vantagens em prol de um bem maior. Tirando o foco dos interesses pessoais, deixando de lado o desfrute de luxos e prazeres que tinha como copeiro do rei. 

Os governadores que precederam Neemias exploraram o povo. Eram líderes que se serviam das pessoas em vez de servi-las. Neemias interrompe essa cultura de corrupção e exorta os abastados a socorrer os necessitados. 

Um exemplo para os dias de hoje, certamente. Com essa disposição em servir, Neemias obteve o resultado que alguém com uma atitude egoísta e centrada e3m si mesmo jamais conseguira. 

Minha torcida é que ele se torne o livro de cabeceira de muitos políticos nos dias de hoje. 


FICHA TÉCNICA

Título: Liderança com Propósitos

Autor: Rick Warren

Categoria: Religioso, Liderança

Páginas: 224

Editora: Vida