Pastores, escândalos e sinais


O noticiário policial manauara vem dando, com frequência cada vez maior, destaque às estripulias de ditos “pastores” que são pegos com a “boca na butija”, como diz o ditado, em ações torpes que vão do estupro ao estelionato, passando por roubo, tráfico e até casos de pedofilia. São crimes bárbaros que mostram e reforçam os sinais da proximidade da vinda de Jesus conforme Cristo anunciou em Mateus 24:1-44. Escândalos que servem para separar aqueles que adoram em espírito e em verdade dos que enganam e usam o Santo nome do Senhor em vão.

"Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim". Mt 24:10-14.

Relato aqui pelo menos três casos noticiados nos jornais neste ano em Manaus de escândalos protagonizados por ditos "pastores". O mais recente foi o caso de um pastor de 42 anos, denunciado à polícia, na última sexta-feira, dia 9, pelo Conselho Tutelar por ter espancado , com um pedaço de madeira, a filha de 14 anos. De acordo com o conselheiro Daniel Serrão, por meio do Portal d24am.com, as agressões foram praticadas depois que o pai descobriu que a menina estava namorando.A adolescente ainda teve a cabeça machucada após ser socada várias vezes contra a parede. A violência ocorreu na quinta-feira à noite, na casa onde moravam, na Avenida Argentina, no Parque das Nações, zona centro-sul.


O caso mais grave, porém, entre os que me vem à lembrança foi o do pastor Geraldo Pereira Nunes, 69 anos, que foi preso pela Polícia Civil, no dia 23 de janeiro, em Manaus, por ordem da Justiça do Estado do Paraná. Ele é suspeito de ter abusado sexualmente de quatro crianças, em Curitiba, e fugido para Manaus, onde se tornou pastor evangélico de uma igreja no Conjunto Canaranas, zona norte de Manaus. Conforme as investigações, Geraldo também dizia ser pastor evangélico em uma igreja curitibana. Lá, ele se aproveitou da confiança das mães para se aproximar das crianças e aliciá-las e, segundo a polícia, estaria agindo da mesma forma em Manaus, apesar de não terem surgido novas vítimas.

No dia 27 de fevereiro foi a vez do Isaac Salomão da Silva, 38, ter sido detido por policiais militares do Ronda no Bairro da 27ª Companhia Interativa com duas porções de maconha, no bairro Novo Aleixo. A prisão foi feita na madrugada de segunda-feira e Isaac havia comprada a droga de um homem conhecido por vender entorpecente no local. Esse noticiário foi levantado no portal d24am.com. Quem quiser confirmar a veracidade das notícias, basta fazer uma busca no portal.

Nem entro no mérito para dizer se os ditos homens flagrados em ações criminosas são pastores de fato ou não. Para alguns homens talvez, mas para Deus certamente não. Para eles as fortes palavras de Jesus em Mateus 7:23 "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade". Afinal, muitas denominações são criadas a cada dia e muitas vezes não há como se avaliar o lastro de vida cristã de homens que são ungidos a pastor em algumas dessas igrejas. Mas a queda também é vista até em pastores e missionários com destaque no círculo gospel nacional, como caso da missionária Lana Holder, renomada pregadora do meio evangélico, que criou uma igreja para homossexuais. Como exemplo, publico um vídeo em que ela explica sua mudança.



Para terminar, uma palavra que desce do trono: "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". Mt 7:20 e 21