Como uso o software livre The Word para estudo da Bíblia










O The Word é um aplicativo criado em 2003 para facilitar e popularizar o estudo da Bíblia Sagrada, dando oportunidade para que estudantes com menor poder aquisitivo pudessem acessar ferramentas como variadas traduções, enciclopédias, dicionários e comentários que são de alto custo na versão impressa. O software tem como nome oficial "In The Beginning Was The Word" (No começo era a palavra - Jo 1:1), mas acabou popularizando-se com o diminutivo. 

Costas Stergiou (imagem Facebook pessoal)

O software foi criado pelo programador grego Costas Stergiou para solucionar um problema simples: a dificuldade de encontrar online textos da Bíblia na linguagem atual. O programa foi criado inicialmente para uso pessoal, mas diante do êxito do projeto, ele criou o site The Word que popularizou a utilização da ferramenta de pesquisas e leituras bíblicas. O programa hoje está na versão 5.0. 

Apesar do aprimoramento das versões do aplicativo, o TheWord, segundo o criador, é simples o suficiente para o usuário novato, mas muito poderoso ao ponto de permitir ao usuário fazer coisas que não se vê em um software livre. Stergiou continua como o programador, testador, designer, web master e desempenha todas as outras funções imagináveis ​​ao mesmo tempo, nas horas vagas ao seu trabalho secular.

A aplicação também permite estudos geográficos graças aos seus muitos mapas de eventos relatados na Bíblia. A interface do programa é muito semelhante ao E-Sword's, mas ela conta com mais opções de personalização e configuração, além de contar com uma busca muito rápida.

Isso é fruto de um trabalho quase artesanal do programador. Em uma entrevista para o site Bible Software Review, Stergiou afirmou que mais da metade do tempo de desenvolvimento de "The Word" foi investido para torná-lo rápido e intuitivo de usar. Outro investimento grande dado pelo criador do software foi em permitir ao usuário a inclusão de seus próprios comentários às passagens bíblicas, organizando uma espécie de banco de dados para futuras consultas. 


O download do The Word no site oficial pode ser feito neste link abaixo

Download


No vídeo abaixo eu dou exemplo em vídeo da aplicação do programa para o meu estudo bíblico. 

Em outra postagem vou dar algumas dicas para instalação e configuração do software. 




 

Veja mais vídeos na minha playlist Andando com Cristo no Youtube: Link aqui
Ouça a web radio Andando com Cristo: Link aqui
Assine o podcast Andando com Cristo no Spotify: Link aqui

Ouça a Web Rádio aqui mesmo: