70 X 7: o valor do perdão na Bíblia



70 X 7 pode até parecer uma questão matemática, mas na verdade é mais uma resposta bíblica para uma dúvida humana: quantas vezes devemos perdoar? Há limites para o perdão?

Essa resposta matemática foi dada por Jesus a Pedro e relatado no Evangelho de Mateus sobre o número de vezes que deveríamos perdoar. 

Em Mateus 18:22, Pedro indagou se era necessário perdoar sete vezes, no que Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não sete, mas até setenta vezes sete”. 

Um interessante jogo de palavras com derivações do número sete que é considerado o número da perfeição. 

A resposta de Jesus que matematicamente representa o número 490 é uma senha para dizer que, na graça, devemos viver prontos para perdão, sempre. 

70 x 7 é igual a infinitas vezes


É obvio que ninguém precisa ficar contabilizando quantas vezes perdoou para chegar no limite de Cristo, até porque, em nossa vida, acho que não encontraremos tantas situações em repetição para oferecer o mesmo perdão. 

Quem dera fosse possível, porque liberar perdão é, na minha opinião, o desbrotamento e, ao mesmo tempo, o aprofundamento do amor verdadeiro em nós. 

Mas Jesus, que vê além das aparências e sonda todos os corações, sabia que Pedro estava, na realidade, fazendo um desafio, uma vez que as tradições dos rabinos falavam em perdoar até três vezes. 

Aguerrido e voluntarioso, Pedro fez esse "arrodeio" para questionar sobre o limite do perdão e, mais uma vez, foi surpreendido com uma resposta profunda e poética, diante do número lançado, possivelmente não por acaso.

Conforme devocional do pastor Olavo Feijó, sobre essa reflexão, o Espírito não economiza: o que Ele me ajuda é muito mais do que setenta vezes sete...

A resposta de Jesus, em outras palavras, poderia ser "infinitas vezes" ou que deveríamos perdoar "sem limites" e não ficar presos de forma superticiosa a números de qualquer tradição religiosa. 

Ainda me aproveitando do saber do pastor Feijó, afirmo que nos nossos relacionamentos, o perdão deve ser consequência não do tamanho da ofensa do outro, mas da qualidade espiritual do nosso amor. 

Para a pessoa sem Cristo é quase impossível perdoar. Quem me dá forças para perdoar é a ação do Espírito do Senhor em nossas vidas.

Muito linda e profunda essa análise. 



70 x 7 é chave da plenitude de felicidade


Como disse, é a chave da plenitude de felicidade. Mas como chegar até isso? 

Dimimuindo-se como pessoa, no sentido de suas próprias vaidades e idiossincrasias, e multiplicando-se os dons do Espírito em nós. 

É debaixo de muita oração e intervenção do Espírito. Porque nós somos humanos, pecadores por princípios, e vaidosos ao extremo. 

Mas Deus perdoou tantas coisas ao nos conceder o dom gratuito da Salvação em Cristo, que qualquer ofensa que outro ser humano possa praticar contra nós, é irrisória, em comparação à Sua graça. 

Perdoar é o mínimo que podemos fazer. Se o teu coração te denuncia, ore, ore e peça a Ele aquilo que parece impossível. 

Libertos da mágoa, da raiva e do rancor e de todo tipo de sentimento semelhante a pessoa tira quilos e quilos das costas. 

Caminhar passa a ser muito fácil e prazero ao ponto de dar vontade de subir ao altos montes e dizer: eu te amo Paizinho e sair pulando de alegria, só porque Ele existe.

É o que eu tinha a dizer nesta manhã, inspirado pelo Espírito que habita em mim. É o mesmo que está em você, meu amado, basta colocar-se disponível para ouvi-lo. 

Nisto precisamos refletir e praticar todos os dias, porque somos humanos e vulneráveis ao pecado. 


Concluo com um ensinamento bíblico:

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta".
Tiago 2: 26