Urbana Legio Omnia Vincit


"Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e imundícia, e não há lugar limpo" (Is 28:8).

Bombou no Twitter a repercussão da reportagem do Domingo Espetacular mostrando o ex-baixista da banda Legião Urbana Renato Rocha (Negreti) vivendo como sem-teto, nas ruas do Rio de Janeiro. Mais uma vida jogada na lama possivelmente em decorrência do vício em drogas. Mais um músico caído do “reino” da fantasia transcendental.

São recorrentes as notícias de músicos que se perdem e se atolam no terreno tenebroso das substâncias entorpecentes. Envolver-se com drogas é como brincar de roleta-russa achando que a única bala no revólver é de festim. Mas não é. Satanás é ardiloso e se não coloca uma bala com pólvora para matar logo coloca ao menos algum projétil com efeito paralisante que tem o poder de transformar o mais viçoso talento em algo medíocre e sem valor.

Satanás tem prazer em destruir as pessoas e transformá-las em lixo ambulante. Como na parábola do filho pródigo, o viciado vive com os porcos e come das sobras das comidas destes. Mas assim como para o filho retratado na Bíblia, há esperança para o Renato Rocha. Há esperança para o ferido. Mas para isso é preciso perceber-se e reconhecer-se em seu estado atual. Será que o Negreti está disposto a voltar para casa do pai? Vejam a matéria no vídeo abaixo.



Salomão deixou muitos exemplos bíblicos de alerta contra o vício em qualquer substância embriagante. "Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá".(Pv 5:22 e 23). Em outro trecho, o alerta é mais direto. "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio". (PV 20:1). Em Eclesistes, deixou um aviso para os “Renato Rochas” da vida moderna: "LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" (Ec 12:1).

As drogas destroem psicologicamente uma pessoa. Muitos mecanismos cerebrais "entram em parafuso" e até a percepção da realidade fica diferente. O foco das necessidades passa a ser outro. "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura" (Is 55:2).

Mas por que o vício é considerado um pecado? Alguns podem buscar aquele velho argumento de que somente fazem mal a si mesmos. Balela. Satanás é campeão de arranjar argumentos, meu irmão, para justificar as coisas malignas e disfarçá-las em bonitos discursos. "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (I Co 3:17). Um viciado é um suicida homeopata. Teu corpo é um santuário de Deus! O Espírito Santo não habita lugares imundos. "Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo" (Is 28:7).

A única saída para o Renato Rocha está em João 8:32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Termino, mais uma vez com a Palavra que tem poder para destruir todo jugo que satanás tenta colocar na vida das pessoas.

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18)